MENU GUIAS

02 março 2016

Mitologia Celta: Red Cap - O Barrete Vermelho

Olá! Bem-vindo ao Aires café!! :D

    Já ouviu falar do Barrete Vermelho?  Esta lenda surgiu na terras altas da escócia (como pra variar o que eu abordo qui blog) e como verão por aqui eu sou meio louca com mitologia celta...

Arte presente na carta Mouderou Redcap do jogo Magic the Gathering


O que é um Barrete Vermelho?


    Um dia ainda paro para tentar explicar aqui no blog um pouco do que sei sobre fadas , mas falando do barrete vermelho, este é uma "fada" da escuridão, mais especificamente um duende das trevas. As lendas dizem que as fadas se alimentam da essência  e sentimentos humanos, e está na cara que este aí adora dor, sofrimento e sanguinolência não é? Nem vou me dar ao trabalho de descrever a aparência dele, pois a imagem que encontrei (vide início do post) é perfeita para isso, só a machadinha que deveria estar sendo segurada pela mão esquerda.


O que diz a lenda e a origem do nome


    Reza a lenda que os Barretes Vermelhos são duendes das trevas, atraídos a viver em locais escuros onde já houve muito derramamento de sangue, por exemplo masmorras de antigos castelos. Eles ficariam a espreita de desavisados ou viajantes que passassem pelo local e fariam-nos suas vitimas. 
    Este nome, "Barrete Vermelho" ou "Red Cap", vem da obvia cor de seu gorro, vermelho vivo, que tem esta cor pois é pintado com o sangue de suas vítimas. Também deve-se a isto o fato desta criatura precisar matar regularmente, segundo a lenda o sangue em seu gorro deve estar sempre fresco, caso secar a criatura definia e morre.
  O Red Cap é extremamente rápido. Mesmo com sua pequena estatura e carregando uma machadinha, o comentário é de que suas vitimas geralmente são abatidas em um único golpe, chegando ao ponto de nem saber o que as atingiu. Devido a isso muitos dizem que é impossível fugir destas criaturas.
    Cheguei a ler em alguns locais que uma maneira de se livrar de um destes monstrinhos seria ler a bíblia ou textos sagrados em voz alta, ele soltaria um guincho e sumiria deixando para trás os dentes. Em minha humilde opinião isto é adaptação cristã, pois a mitologia celta é pagã e não tem por base a bíblia ou textos sagrados do cristianismo, seria como chamar Odin para derrotar Voldemort. Além disso, se ele é tão rápido não daria tempo de ficar lendo. Entretanto o Barrete Vermelho não deixa de ser uma fada, então está suscetível as fraquezas de uma, como ferro por exemplo.


Esta é uma lenda conhecida? Veja algumas referências:


    
    Na verdade não acho que esta seja uma criatura lá muito popular, porém não é de todo desconhecida. Há uma leve menção aos Red Cap no filme Harry Potter e a Pedra Filosofal,  quando a Hermione diz que as masmorras estariam cheias de criaturas como eles,  pode ser que no livro diga mais alguma coisa, mas esta é a menção mais famosa que consegui pensar. A Série de livros "The Iron Fey", da autora Julie Kagawa, menciona brevemente diversos tipos de fadas, inclusive o Red Cap, inclusive para quem tiver oportunidade indico MUITO esta leitura!
    Já saindo do quesito literatura, sei que existem diversos jogos onde o Red Cap aparece como figurante, como no  "Fable Legends" por exemplo, mas o único que sou adepta e posso citar com propriedade aqui é "Magic the Gatherin" (MTG), que é de onde tirei as imagens para este post, no MGT ele é um tipo criatura do baralho Preto/vermelho.









Por hoje é só! Espero não ter cooperado com seus pesadelos =B
Neste post acabei abordando algumas coisas que gosto muito, apesar do sangue extra. Se quiserem resenha da série "The Iron Fey" da Julie Kagawa, que abordei durante o post, ou mais detalhes dos meus conhecimentos sobre fadas e como elas não são aquilo que te fizeram pensar, peça nos comentários! Adorarei tagarelar a respeito para você ;)

~Bye

Um comentário:

  1. os barretes vermelhos são parte importante da trama da HQ espinho vermelho publicada pela Vertigo/DC ;)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...