MENU GUIAS

13 janeiro 2016

Lua de Sangue - Tétrade lunar. Uma realidade e uma lenda.

Bem-vindos a aires café!

(Fonte : Time and Date)


Hoje vamos falar sobre um pouco sobre o fenômeno da "Lua de Sangue", mais especificamente sobre a tétrade lunar ocorrida entre os anos de 2014 e 2015! Lei abaixo maiores informações.

Porque a lua fica vermelha?

    Bom, sabemos que a lua não tem luz própria, ela é iluminada pelo sol. Em um eclipse lunar total, a  Terra se posiciona entre a Lua e o Sol, sendo assim a Terra bloqueia a luz que iluminaria a lua. Se a terra não tivesse atmosfera a lua ficaria completamente negra, mas já que a Terra tem um atmosfera  composta de diversos gases a luz do Sol reflete nestes gases e acaba fazendo com que a lua tome tons entre o amarelo, laranja e vermelho,  isso nos proporciona o lindo efeito que vemos! E é por causa destas colorações que a lua ganhou este apelido! Lua de sangue. Importante ressaltar que isto só ocorre em uma eclipse Lunar total!

O que é a Tétrade Lunar?
    O fenômeno ocorrido em 28/09/2015, que passamos a chamar de Luas de Sangue , acredito que por questões religiosas e por ser um nome mais comercial, se chama na verdade Tétrade Lunar. Tétrade lunar é quando ocorrem sucessivamente 4 eclipses lunares totais, sem eclipses parciais entre eles, separados um do outro por seis meses lunares (seis luas cheias).

A Super Lua de Sangue!
 
    Uma informação interessante é que em nosso último eclipse ocorreu algo diferente, raro e também maravilhoso, isto foi uma Lua de Sangue Gigante!
    A lua é um satélite terrestre, sendo assim gira em torno da Terra. No momento da última lua de sangue, devido a rotação e fase de lua cheia, a lua esteve cerca de 10% mais próxima da terra naquele momento, e por isso chegou a parecer até 30% maior que o normal e 14% mais brilhante! Sendo que todo este fenômeno pode ser visto claramente a olho nu *-*. A última vez que algo como isto aconteceu foi em 1982, ou seja, a 33 anos atrás.

Algumas implicações na religião:
   Essa é a parte complicada da  coisa toda. Existem inúmeras implicações dos fenômenos da natureza em relação a religião, este em especial por ser algo tão peculiar. Há diversas religiões, cultos e ceitas que observam este fenômeno como indicador de acontecimentos e profecias, como um dia importante para algum sabá/sabat ou evento. Aqui vou fazer uma relação bem resumidamente sobre algumas destas crenças.

Cristianismo:
   A Bíblia tem algumas citações com interpretações que levam as pessoas a acreditarem que o acontecimento tem ligação:



"Ele fez a lua para marcar o tempo". (Salmo 104:19).
"E haverá sinais no sol e na lua e nas estrelas". (Lucas 21:25).
"O sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e os poderes dos céus serão abalados". (Mateus 24:29).
"O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes do grande dia da vinda do Senhor ". (Atos 2:20).




   Além disso, vi em alguns lugares que como as luas de sangue acontecem sequencialmente a cada 6 meses lunares, isto nos daria o número 666 ao final, nosso muito conhecido "número da besta" cujo povo cristão obviamente não é muito fã, fazendo referência ao apocalipse, mas isto são apenas especulações.

Júdaísmo:
  Nesta tétrade houve um significado especial para os judeus, isto porque os eclipses coincidem com datas do calendário judaico. Primeira em 15/04/2014, coincidindo com a Páscoa judaica. Segunda em 08 /10/2014, coincidindo com a festa judaica dos Tabernáculos. Terceiro em 04/04/ 2015, mais uma vez coincidindo com a Páscoa judaica. E a quarta 27/09/2015, novamente coincidindo com a festa judaica dos Tabernáculos.


(Fonte da imagem: nunes3377)

Wiccan:
   No paganismo, quando a terra o sol e a lua estão em perfeito alinhamento, a Lua de Sangue abre os portões entre o Céu e a Terra. Diz-se que por alguns momentos podemos nos comunicar com o mundo dos espíritos e outros espaço tempo.
   Encontrei também algumas menções da Lua de Sangue intensificar o poder, a energia, das magias e poções feitas em seu momento, assim como a capacidade daquele que as faz. Por isto muitas religiões pagas adoram seus deses neste momento, usando do máximo para energizar suas crenças em busca de fertilidade abundância e da comunicação com os espíritos.





  Referêncial básico:
http://www.paganspath.com/magik/moon.htm
http://wiccateachings.tumblr.com/
http://earthsky.org/space/why-does-the-moon-look-red-during-a-total-lunar-eclipse
http://earthsky.org/space/what-is-a-blood-moon-lunar-eclipses-2014-2015




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...