MENU GUIAS

20 janeiro 2016

Lenda: The Cat Sith - O gato em Alice no País das Maravilhas

    Oi pessoal! Bem-vindos ao Aires Café!

   Pelo título do vídeo já podem ter certeza de que eu adoro o assunto, deixando claro quanto eu sou fascinada em "Alice no País das Maravilhas", e também por mitologia em geral... Sendo assim o post de hoje é a combinação perfeita!  Vamos falar sobre a Lenda do "Cat Sìth" que foi o que, provavelmente, inspirou a criação do personagem "Gato de Chershire" na história de Alice.
    

.


Qual a sua real aparência?

     Melhor começarmos com a aparência do bichano para poder identificá-lo melhor! Podemos ver várias adaptações desta criatura para a cultura POP, algumas ficaram até mais famosas que a lenda original, então a aparência real do Cat Sìth meio que foi esquecida e substituída por algo mais comercial.

     A aparência que consta nas lendas é de um grande gato preto, tão grande como um cão, com grandes olhos verdes brilhantes, pelo eriçado e completamente negro, exceto por um tufo de pelos brancos no peito.




O que são e de onde vêm os Cat Sìth?

     Este ser surge na mitologia céltica, sendo mais comum nas terras altas da Escócia, mas também é citado algumas vezes na região da Irlanda.

     Existem algumas versões 
sobre a origem dos Cat Sìth. Por vezes é citado como um gato espectral que  dava informações a viajantes, ou assombrava as terras altas da Escócia, em outros momentos aparece como uma “fada” (e coloco fada entre aspas porque muitos não entendem a verdadeira natureza destes seres). Também há uma versão bem conhecida onde o gato é mencionado como uma bruxa transformada, neste caso dizia-se que uma bruxa poderia assumir a forma de gato apenas 08 vezes, sendo que na nona vez se tornaria um gato pela eternidade... Alguns dizem que é dai que saiu a lenda de que um gato tem 09 vidas.



 Lendas e rumores que envolvem a criatura:

     Como esta lenda não tem origem ou ligação com o Brasil, a maioria do conteúdo que achei não estava em português, também tem o fato de que esta não é uma lenda muito popular nem em sua própria região,  então acabei achando pouca coisa a respeito.

     Em geral as pessoas não confiavam no Cat Sìth, em alguns locais existia a crença de que quando uma pessoa morria o gato poderia roubar sua alma passando sobre o túmulo depois do velório, antes dos Deuses buscarem a alma. Muitas vezes eram feitos jogos, danças, se tocava musica e até algumas lutas como método para distrair o gato e mantê-lo longe do cadáver. Por fim não se acendia qualquer tipo de fogo perto do túmulo, pois dizia-se que o gato era atraído pelo calor.

     Havia também a crença de que no festival de Samhaim (nosso conhecido Halloween), o Cat Sìth traria boa sorte a casa daqueles que deixassem um pires de leite para ele na porta, porém se você não deixasse ele faria com que suas vacas soltassem pó pelas tetas ao invés de leite até o próximo ano. (Marotinho ahahaha)

(Fonte da ilustração: http://www.yorkparanormals.com/profiles/blogs/samhain-october-31)

O que pode ter dado origem a esta lenda?

     Segundo o criptozoologista britânico Karl Shuker, em seu livro “Mystery Cats of the World ” - 1989 (Os misteriosos gatos do mundo), o que pode ter originado a crença no Cat Sìth foi uma espécie de felino chamada “Kellas”, que seria um híbrido dos gatos selvagens escoceses com gatos doméstico. Os Kellas seriam grandes gatos pretos selvagens, porém com algumas características parecidas com os gatos domésticos, eles teriam vivido nas terras das Escócia por dois milênios ou mais.
    Outros já acreditam que o Cat Sìth foi inspirado pelo próprio gato selvagem escocês.



 

Referências na literatura e na cultura POP !

Literatura:

    Começando com a literatura, não poderia deixar de citar “Alice no País da Maravilhas” de Lewis Carrol! Um dos meus livros favoritos no planeta, se não o livro! (sim eu sou desse tipinho hahaha). No livro de Carrol um dos personagens que mais fez sucesso, e faz até hoje, é o “Gato de Chershire”, como Alice o chamou, e no conto original a aparência dele tem praticamente todas as características do nosso convidado de hoje, o Cat Sìth, apenas com um toque pessoal do autor.
      Também temos um conto de fadas Britânico chamado “The king o’ the Cats” (O rei dos gatos) de William Baldwin. Este conto de fadas não é muito conhecido aqui no brasil, para falar a verdade só achei a versão em inglês, mas é bem curto e simples, praticamente só um dialogo falando sobre um gato doméstico que descobre ter se tornado o rei dos gatos. Aqui está o link de onde consegui ler (http://www.sacred-texts.com/neu/eng/meft/meft32.htm) em breve, isto é, assim que conseguir,  irei postar uma tradução para este texto :).
Cultura POP em geral:
     
      Além do próprio filme de Alice na versão de Tim Burton, temos inúmeros animes que citam o Cat Sìth. O meu favorito, particularmente, é "Ao no Exorcist" (Blue exorcist) onde eles chamam o personagem explicitamente de "Cat Sìth" e tratam-no como um Youkai (espirito/fantasma/demônio japonês, para simplificar), porém ele ganha um nome próprio também "Kuro".
      Também temos o personagem do Final Fantasy VII, cujo nome foi levemente alterado para “Cait Sith”, entre tantos outros.





Por hoje só pessoal.
Caso conheçam alguma referência deste assunto, em animes, filmes  e etc., que conhecem  deixem aqui nos comentários que eu vou adorar saber!
 ~ Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...