MENU GUIAS

23 maio 2015

Filme: IT - Uma obra prima do medo


Bem-vindos ao Aires Café!

    Quem melhor que Stephen King para nos proporcionar 3h de pura diversão e horror?
    Leiam a resenha abaixo e se impressionem com quanto o clima de seus pesadelos de infância ainda podem te assustar.

FICHA TÉCNICA
Gênero: Terror/Supese
Direção: Tommy Lee Wallace
Duração: 3h 15m
Data de lançamento: 18 de novembro de 1990 (EUA)
Roteirista: Tommy Lee Wallace
Autor da obra original: Stephen King
Produção: Warner Bros, Produção Green/Epstein Productions, Konigsberg/Sanitsky Company
Elenco: Harry Anderson (Richard / Trashmouth' Tozier), Dennis Christopher (Eddie Kaspbrak),Richard Masur (Stanley Uris), Annette O'Toole (Beverly Marsh Rogan), Tim Reid (Michael Hanlon), John Ritter (Ben Hanscom), Richard Thomas (William Denbrough), Tim Curry (Pennywise / A Coisa), Jonathan Brandis (William Denbrough - 12 anos), Brandon Crane (Ben Hanscom - 12 anos), Adam Faraizl (Eddie Kaspbrak - 12 anos), Seth Green (Richard Tozier - 12 anos), Ben Heller (Stanley Uris - 12 anos), Emily Perkins (Beverly Marsh - 12 anos), Marlon Taylor (Michael Hanlon - 12 anos), Jarred Blancard (Henry Bowrs - 14 anos), Olivia Hussey (Audra Phillips Denbrough), Michael Cole (Henry Bowers), Sheila Moore (Sonya Kaspbrak), Florence Patterson (Gray Kersh), Claire Brown (Arlene Hanscomb), Drum Garrett (Belch Huggins), Gabe Khouth (Patrick Hockstetter)
Frank C. Turner (Alvin "Al" Marsh), Tony Dakota (Georgie Denbrough), Chelan Simmons (Laurie Anne), William B. Davis (Mr. Gedreau), Laura Harris (Loni).

    Sempre gosto de começar falando sobre o nome do filme, como as poucas almas que acompanham este blog devem saber, e sobre esse tenho que dizer que gostei! Eles só colocaram um complemento em português para nos dar uma noção da "violência" em nossa língua, mesmo porque, apesar das lindas 3h de filme, esta obra só esta disponível Legendada, mas não se acanhem, esse fato não chega a incomodar...Antes isto que uma dublagem cagada.

Sinopse:
    Derry é uma pequena cidade no Main onde misteriosamente começam a ocorrer diversos assassinatos cruéis, algo curioso porém é que praticamente todas as vítimas são crianças. Nossa história se passa mostrando dois momentos ao mesmo tempo, a infância de nossos protagonistas e sua idade adulta.
   A história  principal começa quando George, irmão de William, é brutalmente assinado por algo que pouco se pode explicar, logo após William percebe algo muito errado com o que aconteceu a seu irmão, porém seus pais pedem que ele esqueça, e ele o faz, pelo menos por enquanto.
   Derry é uma cidade pequena e tipica dos anos 90, na escola existem preconceitos sobre classe social, etnia e todas as formas normais de exclusão que temos até hoje, mas são nessas dificuldade em comum, e algo a mais, que um grupo de sete crianças tornam-se grande amigos, os 7 sortudos, os 7 fracassados. Além de unirem forças para superar seus problemas pessoais e tornarem a vida mais fácil, os 7 sortudos descobrem que tem algo a mais em comum, algo que era a unica coisa que aliviaria o peso de um grande sofrimento que passariam a carregar, e mais que isso, salvaria suas vidas de algo maligno.
   Vocês devem estar se perguntando o que deve ser esta presença maligna que mudará a vida dos 7 drasticamente, a maldade tem nome e este é Pennywise, também chamado de " A coisa". Pennywise é um palhaço demoníaco e sádico e tem como principais vítimas crianças, que ele costuma  atormentar de forma debochada e medonha e logo após desmembrar e comer.
    O segundo ponto do filme é a "atualidade". Passados 30 anos, com nossos personagem já adultos, eles recebem uma ligação que os faz relembrar memórias esquecidas, como que quase apagadas, encobertas por uma densa e estranha névoa. Esta ligação mudaria suas vidas.
s
                "- A coisa está de volta. Lembre-se do seu juramento."
    
    Nesta jornada nossos protagonistas descobrem que há algo muito errado, não só errado por serem os únicos vivos a verem um palhaço demoníaco que os atormenta, mas algo de errado com as pessoas, com Derry (a cidade), com tudo! E é a partir daí que eles percebem que não há escapatória, ou resolvem de vez este problemas ou continuarão tendo uma vida atormentada, se é que haverá vida para ter. Confiram!! Vale cada parte das 3h huheueheuh.

Trailer:
Infelizmente não achei versão legendada legendada =s

Opinião pessoal:
    
    Já enchi o saco o post inteiro com isso mas tenho que ressaltar, poucos filmes de 3 horas valem apena, ainda mais legendados, mas este aqui vale o post. Espero que tenham um pouquinho mais de paciência, pois pela quantidade de conteúdo que temos aqui o post vai se estender um pouco.
    Vamos começar então falando de elenco. Acredito que deve ser muito difícil de trabalhar, e ainda mais produzir, um filme com um elenco tão grande, ainda mais quando há muito personagens relevantes, isto porque apesar de o astro acabar sendo "A coisa", cada um dos 7 sortudos tem sua importância individual e no conjunto, tanto quando crianças como quando adultos. Depois do que falei só posso dizer que adorei a interpretação do pessoal, sério, adorei! Tando o ator Tim Curry, que me fez ter pesadelos, interpretando Pennywise, quando as crianças e adultos que são o centro do enredo, parabéns especiais ao ator Richard Thomas que interpreta William, um personagem que tem ataques de gagueira em algum momentos muito tensos, e nossa ele faz isso muito bem.
    Agora comentando um pouco sobre efeitos especiais, não tem com se esperar muito de um filme produzido em 1990, entretanto eu sou a favor do "menos é mais" quando se trata de recursos limitados. Neste filme eu acredito que devem ter explorado bastante os recursos da época, mesmo assim acredito que ficou muito bom, temos que levar em consideração o que assustava as pessoas naquela época e como dava certo fazer isto. Obviamente houveram algumas cagadas, ou "enjambrações", que fizeram pra ver se conseguiam criar o efeito,  que chegaram a ficar engraçadas e vocês vão se dar conta do que estou falando no momento em que virem as cenas hahahah. Por fim este filme tem um estilo bem especifico, que fica longe do foco de hoje em dia, e falo da impressão que o filme pretende passar e não da qualidade de efeito, sendo assim seus efeitos especiais levados em um filme de longa duração fizeram seu trabalho, e muito bem creio eu.
    Enfim falemos de enredo,  deixei este par o final premeditadamente. Esta obra tem, sem sombra de dúvida, conteúdo para dois filmes e não digo isso pelo tempo de duração, mas pela forma como a história se desenrola. O filme mostra a história que ocorreu no passado e o que está acontecendo no presente ao mesmo tempo, mas conta em detalhes a vida de cada um dos personagens quando jovens, separados e depois de se juntaram, e quando adultos dá uma passada nas vidas que levam e como se juntam de novo e tentam resolver o problema.
    Antigamente os filmes de terror eram feitos voltados especialmente para crianças, como vocês podem perceber, por exemplo, pelos primeiros a hora do pesadelo,  então haviam mais crianças envolvidas e as coisas aconteciam de forma diferente. Tenho que admitir este filme faz lembrar os medos que tinha na minha infância, mesmo eu tendo nascido 5 anos após seu lançamento, é um terror muito original.
    Incrivelmente durante todo o filme algo está acontecendo, não chega a ficar chato porque, no decorrer da história, você vai conhecendo os personagens e descobrindo junto com eles sobre a situação em que se encontram e o que é isto tudo. Eu não vi praticamente nenhuma ponta solta, além de também criarem aquelas situações demoníacas que já apareceram nos pesadelos de todo mundo, e eu acredito que a produção conseguiu finaliza-las sem deixar um grande vácuo no ar.
    Por fim, e não menos importante, minha única grande reclamação. A grande descoberta. Odiei o que realmente era Pennywise, saiu completamente do contexto que o filme inteiro apresentou, talvez as pessoas da época tivessem medo disto ou estivesse na modinha, mas cagou e descontextualizou tudo! Só não fiquei mais furiosa porque o desfecho em si foi ótimo, mostrou o que aconteceu com cada um dos personagens e tudo foi resolvido, sem nenhum olho se abrindo nas ultimas senas para indicar continuação. 
    Este filme é baseado em uma obra do Stephen King, que tem 1.114 páginas. Acredito que naquela época eles não adaptassem tanto quanto hoje, para fazer o filme entrar nos parâmetros, então imagino que tenham só colocado a história do livro na tela, não tenho como afirmar, pois não li o livro e, visto sua extensão, não tenho previsão de quando poderei ler.




Nota:

4/5
Como consideração final, devo dizer que este filme me fez relembrar os medos da infância, naquela forma de terror que parecia mais pura, mais original, e foi bem trabalhado. Só tiro 1 ponto pela reclamação que fiz sobre o enredo, se o Stephen King tivesse dado um explicação melhor para o Pennywise poderia ser o melhor filme de terror que eu já vi!









Por hoje é tudo pessoal, se tiverem coragem de olhar esta "obra prima do medo" passem qui para comentar suas impressões ;P







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...