MENU GUIAS

30 abril 2015

LIVRO: Vampiros - A verdade Oculta (Konstatinos)

Bem-vindos ao Aires Café!

  Hoje o assunto é o livro "Vampiros - A verdade Oculta" do autor Konstatinos, neste post vou falar um pouco do tema que é abordado no livro e também sobre minhas impressões sobre a editora, o autor e sua obra.



Autor: Konstantinos
Ano: 2006
Editora (Brasil): Madras
Paginas: 152 


Sobre o que fala o livro?

        Diferente do que se imagina ao olhar para ele, este não é mais um romance vampírico, mas sim um livro que apresenta uma teoria sobre a real existência dos vampiros e as formas como eles se apresentam, fala sobre as lendas desde a antiguidade analisando os fatos e usando-os para argumentar sobre a existência destes seres e os tipos e formas que eles tomariam.
  O autor leva em consideração a existência de dois tipos de vampiro que mais tarde se dividem em duas subclasses cada, mas essencialmente são os psíquicos (aqueles que se alimentariam de energia vital), e os bebedores de sangue. É importante dizer que, no decorrer do texto, o autor deixa bem claro que a existência dos vampiros psíquicos é bem mais aceitável e apresenta vários argumentos para crermos nisto. 
    Esta obra analisa as lendas em geral sobre o vampirismo, e busca estudar isso da forma mais convincente possível. Entretanto não se olha somente para o passado, como também são feitos alguns estudos de casos que se dizem reais e com pessoas ainda vivas afirmando a existência vampiresca em situações do passado e presente, dando como exemplo experiências do próprio autor. Entre outras coisas, o autor chega a utilizar uma pesquisa de uma universidade para explicar um pouco sobre a existência de um tipo especifico de vampiro, o psíquico.
    Além disso, o livro ainda aborda um pouco sobre os casos de vampirismo da atualidade e como são encarados, também mostrando pesquisas e casos, alguns deles vividos pelo próprio autor, mas não deixando de ser bem realista neste ponto. Ainda assim o autor leva em consideração que a existência do vampirismo psíquico é verídica, e que sendo assim são necessários meios para evitá-lo, meios estes expostos no capitulo final.


Opinião pessoal:

  Levando em consideração que não sou alguém muito cética, mas também não acredito em qualquer bobagem, este livro foi algo bastante maçante de se ler. Não digo que é de todo ruim, pois tem ótimas referências, informações legais, mostra um ponto de vista interessantemente sobre vários aspectos do vampirismo e suas lendas, consegue ser realista em muitos pontos e foi escrito pensando que, provavelmente, uma boa parte das pessoas que o lessem não acreditariam em muito do que veriam ali. 
    Contudo acho que houve muitas coisas que não contribuíram a favor do que o livro apresentou, uma delas foi a forma repetitiva com que o autor solicita que o leitor tenha "mente aberta", é obvio que isso seria necessário para crer no que apareceria ali, porém a repetição exagerada disso fez autor parecer pouco seguro sobre sua obra, isto também se vê nas inúmeras vezes com que ele desconstrói sua teoria, parecendo fazer isto com mais convicção do que a construiu. Na minha humilde opinião, quando se apresenta uma tese, seja ela já comprovada ou ainda não, é necessário acreditar no que se está fazendo e passar isto ao leitor, caso contrário como pedir que as pessoas acreditem em algo que nem você mesmo crê?
    Outra coisa que devo comentar é que, logo no inicio do livro, em busca de criar um link com as lendas da humanidade e expandir a ideia de crença em vampirismo e suas formas pelo mundo, o autor abriu de mais o foco e acabou por tentar fazer referência a criaturas de diversas mitologias que não necessariamente entrariam neste nicho, o que fez perder a credibilidade da informação ou simplesmente parecer meio perdido e apelativo.
   Por fim, apesar de ter algumas informações legais e boas referências, foi preciso filtrar muitas coisas neste livro para ter algo realmente aproveitável, coisas de mais em minha opinião, o que me levou a pensar na palavra "charlatão" muitas vezes. Deixo bem claro que não estou afirmando nada sobre a índole do autor, mesmo porque não teria provas e o nome deste ato é calunia, estou apenas contando para vocês qual foi minha impressão.



Sobre o autor e a editora:
    Bem, esta parte também fala sobre minhas impressões, que devo admitir, neste quesito não foram boas. Pude saber pouco sobre o autor, há poucas informações de boas fontes sobre ele além do básico que se encontra na Wikipédia, mas só a “face dele” já não é algo que me passe muita confiança, tudo bem, não estou julgando o livro pela capa, mas baseado no que o livro transmitiu juntamente a isso... Sei lá...
  Já em relação à editora, Madras que me desculpe, mas que trabalho lamentável. Quanto à capa ser 8392374 de vezes mais bonita na versão original nem vou comentar muito, questão de custo ou sei lá, mas sabemos que, apesar da estrutura com certeza ser um ponto importante, o que realmente importa em um livro é o "recheio", e neste quesito até me assustei. A quantidade de erros de concordância e adaptações mal feitas foi apavorante, em alguns pontos ficou difícil entender com precisão, pois dava a impressão de que foi jogado no tradutor do Google e impresso, vi até uma palavra que parecia ter sido alterada pelo auto corretor.
    Novamente, minhas desculpas a Madras se meus comentários parecem ofensivos, mas nunca tinha visto tantos problemas em um só livro, não conheço bem o processo de preparação para o lançamento no mercado, mas só podem ter ocorrido problemas.


Nota:

    O motivo de eu achar que este livro merece esta nota é que acho possível o leitor tirar algo de interessante dele, mas não pelo trabalho do autor ou da editora, sendo assim se a pessoa nunca leu nada a respeito de assuntos relacionados, jamais indicaria que começasse por este.
    Quanto à editora, pretendo ler mais sobre ela e seus trabalhos, mas posso dizer que, infelizmente, comecei com o pé esquerdo.


 1,5/5
    Enfim, acho que é um trabalho curto que vale a pena ser lido se você não tiver muito o que fazer (meu caso quando li).






Isso é tudo pessoal, se alguém tem alguma informação sobre este autor ou editora que valha a pena dividir, por favor, comente! Quem sabe vocês não saibam de algo que mude minha impressão, ou a confirme de vez!
Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...