MENU GUIAS

07 fevereiro 2015

Criaturas Mitologicas - O que são Veelas?

Image Map


    Bem-vindos ao Aires Café!

    Há tempos eu não falava sobre este assunto, que gosto muito, aqui no blog e me refiro a criaturas mitológicas! Então hoje venho comentar com vocês um pouquinho sobre quem são as Veelas e sua lenda.



Veela
    Então pessoal, peço desculpas a vocês, mas não achei muita coisa em português sobre esta criatura que não se referisse a sua representação mais conhecida, que foi na saga Harry Potter (falarei mais depois), e ainda por cima, nas informações que encontrei houveram algumas características constantes e outras variáveis. Vou tentar dar uma homologada geral nas informações para chegar o mais próximo possível do que realmente são estes seres.

Veelas e suas carácterísticas:

    Veelas são ninfas da mitologia eslava, que se assemelham a Sirin, Harpias e Valquírias em alguns aspectos. As lendas dizem que Veelas em sua forma humana são lindas mulheres de pele branca, pálido cabelo louro que esvoaça atras delas mesmo na ausência de vento e hipnotizantes olhos azuis, porém também são metamorfas, podendo se transformar em éguas, lobas, serpentes, falcões ou mesmo cisnes, como fazem as Valquírias. A parte mais conhecida da história é que em momentos de fúria elas se tornam meio pássaros, com bicos afiados e longas asas, tal como as harpias.




 Não achei referência de quem é o autor desta ilustração


Habitat e Hábitos:

    Alguns dizem que as Veelas vivem mais comumente em bosques e/ou montanhas e se tornam suas protetoras, atacando a flechadas quem se intrometer no local, assim como fazem as discípulas de Arthemis na mitologia grega, mas sobre isso as informações divergem bastante. O que se sabe é que, como ninfas de um bosque as Veelas costumam dançar a luz do luar, princialmente em dias de lua cheia no verão.


Personalidade e Habilidades Mágicas:

   As duas coisa parecem estar bem relacionadas, as Veelas costumam ter uma personalidade que varia muito com seu humor, porém é correto afirmar que seriam muito temperamentais e odeiam a mentira e falsidade, assim o pior erro que poderias cometer é ofender uma Veela. Quando enfurecidas as Veelas, assim como mencionei antes, se tornam meio-pássaros ferozes, tais como as harpias, porém diferente destas criam um grande bico afiado e tem a capacidade de lançar bolas de fogo com as mãos.
   Além desta parte mais "bruta" da história, as Veelas teriam naturalmente a capacidade de encantar qualquer homem com sua dança, hipnotizando-o a ponto de faze-lo esquecer de coisas básicas como comer ou dormir, o que acabaria fazendo ele desfalecer e morrer. Se comenta também que como uma ninfa (classe das fadas) se um homem começasse a dançar com uma Veela poderia jamais conseguir parar, até que morreria de cansaço. Já a parte menos dolosa da história é de que pisar no circulo que fica no chão após a dança de uma (ou mais) Veela trás mau agouro e enfermidades, em contra partida diz-se também que elas tem dons de cura e proféticos.




Porém não são de todo mal:

    Como muitos dos seres da classe das fadas as Veelas também podem  ser bondosas de vez em quando, o que dependerá de seu humor. Quando bem humoradas elas podem ajudar seres humandos com seus dons de cura, proféticos ou convidando de bom grado a acompanha-las em uma dança (e é melhor que o tal convidado aceite XD).



Meio-Veelas:

    Algumas vezes as Veelas poderiam se relacionar com seres humanos de forma normal, e o resultado destas uniões seriam crianças meio-veela, que por algumas gerações teriam as características físicas das Veelas, ou seja,  uma beleza hipnotizantes, olhos azuis e tanto a pele como o cabelo pálidos, porém não há menção de que pudessem herdar os poderes mágicos das Veelas. Quem conhece um pouco mais sobre fadas, em especial ninfas e principalmente Elfos, sabe que em grande parte das histórias estes seres tendem a ser extremamente atrativos para os humanos, sendo assim não é muito incomum que os descendentes de Veelas sejam "enfeitiçantes" XD.
   Como comentei no início do post a menção mais conhecida, em escala mundial, sobre Veelas se dá na saga Harry Potter, na forma das meninas da escola de magia francesa Beauxbatons. Sei que as Veelas aparecem apenas no filme "Harry Potter e o Cálice de Fogo" e que bem me lembre não houve muita explicação sobre elas, talvez a Hermione tenha comentado algo, porém meu marido Potterhead me disse que  no livro o negócio é bem mais explicado.





Como matar/dominar uma Veela:

    Em geral se diz que a maneira mais fácil de dominar uma Veela é arrancar e manter sob seu poder um fio de cabelo dela, porém também e muito comentado que arrancando apenas um fio de cabelo é possível que ela fique deformada ou morra. Também li boatos sobre alguns homens que, em sua cultura, costumavam cortar as penas das Veelas para impedi-las de voar ou transformar-se e assim convertiam-nas em esposas belíssimas e tristes, porém um dia elas voltavam a recobrar as penas e fugiam de volta a natureza, e assim  os maridos morriam de tristeza, mas sobre isso achei em poucos locais e não sei se realmente condiz com a lenda.


Então é isso pessoal, desculpem alguma informação vaga ou divergente, mas como as Veelas não se tornaram muito populares, além de Harry Potter, aqui no ocidente não é fácil achar informação confiável.

Sabem de alguma informação ou querem sugerir a próxima criatura a ser abordada? É so comentar por aqui ou na redes sociais!!






3 comentários:

  1. Minha irmã adora as Veelas. Ela até fez um desenho delas.
    Achei seu blog muito bonito e diferente. Parabéns.
    formula-amor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oie!
    Nosso cantinho ainda é simples, mas fico feliz que tenha gostado! Seu blog também é lindo XD
    Fiquei super curiosa para ver o desenho da sua irmã, adoraria se vc pudesse postar uma foto dele n pagina do Blog no Facebook ➫ Aires Café

    ResponderExcluir
  3. Muito bom ... E muiiito Bem explicado
    Estou lendo o livro do Harry Potter e o cálice de fogo... E fiquei com muitas dúvidas sobre as veelas
    Mas todas bem explicadas aqui X3
    Valeuu ;)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...