MENU GUIAS

15 janeiro 2015

Tabuleiro Ouija

Bem-vindos ao Aires Café !!

    Hoje venho falar com vocês sobre um assunto já antigo, mas que recentemente foi ressuscitado graças a uma produção cinematográfica que levou seu nome, o Tabuleiro Ouija. Não esperem um super relatório e uma super teoria, vou apenas explicar de forma simples um pouco sobre o que é, sua origem e tentar "linkar" (não sei se essa palavra existe) com fatos históricos, então boralá:



O que é?
    Tabuleiro ou Tábua Ouijatambém muito conhecido como Jogo do Copo aqui no Brasil, é teoricamente uma ferramenta utilizada para comunicação com o mundo espiritual (o outro lado mesmo). É composto essencialmente por qualquer superficie plana, com as letras do alfabeto, numero de 0 à 9, as palavras SIM, NÃO , TCHAU ou SAIR e algo para ser usado como indicador, este que irá apontar as indicações do espirito, ou seja lá o que for, no tabuleiro.


 Surgimento e Popularização:
     O tabuleiro Ouija surgiu em torno do ano de 1848 em suas variações, mas ficou conhecido como é hoje, do jeito que aparece nos filmes,  no ano de 1890 quando foi realmente apresentado a público  norte-americano por uma empresa (cujo nome não consegui descobrir) mas seus sócios/proprietários eram E.C. Reiche, Elijah Bond, e Charles Kennard. Estes caras desenharam o atual layout do tabuleiro, organizando e complementando-o, e venderam milhares deles como joguinhos de salão em lojas de novidades, assim popularizando o tabuleiro como um produto para entretenimento.

**Informações sobre a origem da ideia de comunicação espiritual através do tabuleiro, no tópico "Influência da História" ao final do post.




Por que o nome Ouija?
   Encontrei dois possíveis motivos, e tenho que admitir que esperava alguma explicação super espiritual e cavernosa para isto, porém cá entre nós é meio besta. Segue abaixo:


   1º: O Tabuleiro disse a Kennard , um de seus criadores, que ouija era uma palavra em alusão a expressão "boa sorte" em Egípcio, assim ele decidiu por colocar este nome. Na realidade  a palavra Ouija não tem nada a ver com "boa sorte" em egípcio coisa nenhuma, mas já que o tabuleiro disse ele colocou .

  2º: Após Willian Fuld assumir a presidencia da empresa, no lugar de Kennard, ele disse que na verdade quem teve a ideia, de fazer o tabuleiro, inicialmente foi ele e não Kennard e que Ouija seria a junção das palavras Oui = sim em frncês e Ja = Sim em alemão.

    Qual seria a explicação correta? Não sei. Na real acho que nem eles sabem. No final este jogo em especifico foi nomeado como "Ouija", mas qualquer tabuleiro/jogo com a mesma ideia passou a ser chamado assim também.


A "demonização" do Tabuleiro:
   Como vocês puderam ver até agora, e verão no tópico abaixo também, até então não foi mencionado nada sobre o Tabuleiro Ouija invocar demônios e coisas assim, porém o que aconteceu foi o seguinte:
    Primeiro o Ouija se popularizou a ponto de ser vendido em qualquer lojinha como jogo de tabuleiro comum, até que em 1973 a Warner Bros lançou o filme  "The exorcist", em português "O exorcista", onde a personagem principal Regan MacNeil, interpretada pela atriz Linda Blair, joga no tabuleiro sozinha e acaba contatando, e mais tarde sendo possuída, por uma entidade demoníaca. O filme acabou sendo um grande sucesso, ficou extremamente conhecido e veio a se tornar um clássico do gênero terror, desde então o Ouija acabou sendo relacionado a espíritos malignos e demônios, os pais queimaram os tabuleiros, proibiram seus filhos de jogar e a sociedade passou a rejeitar o jogo (pelo menos a maioria dela). 


P.S.: Talvez seja por causa do filme que se criou a regra de não jogar sozinho, mas isso é especulação minha, também pode ser pela dificuldade de entender as palavras caso não tenha alguém anotando .


Influência da história:
    Desde sempre a humanidade teve suas artimanhas para se comunicar com o mundo espiritual. Inicialmente isso se limitava a sacerdotes nos templos, nas igrejas, ou mesmo era uma pratica de bruxos, mas com o tempo foi se tornando mais popular.
     A informação que encontrei foi que, aproximadamente no ano de 1848, uma família no vilarejo de Hydesville, situado próximo da cidade de Rochester em New York, começou a se comunicar com os espíritos através de batidas, sendo que as respostas possíveis eram apenas "sim" e "não". Com o passar do tempo a pratica foi sendo aperfeiçoada até conter uma superfície com as letras do alfabeto, números de 0 à 9 e um indicado, para facilitar a comunicação e aumentar a diversidade de respostas, e este é  o tabuleiro que conhecemos hoje. Estes fatos aconteceram na mesma época do surgimento das messas girantes e no mesmo local onde nasceu o espiritismo, sendo assim as coisas tem uma forte ligação.
     É importante frisar que o layout e a estética do Tabuleiro Ouija como é conhecido hoje , foram feitos de forma comercial  e popularizado nos E.U.A. por uma empresa privada (como mencionei no tópico "Surgimento e Popularização") e isto não tem nada  a ver com o Espiritismo. Inclusive a Doutrina Espirita, diferente do que muitos pensam ou confundem, NÃO incentiva de forma alguma  que as pessoas, ainda mais leigos no assunto, tentem fazer contato com espíritos, ou com o outro lado por conta própria de jeito nenhum.


(Obs.: Não há nada de maligno nesta imagem, é que nessa época não existiam coisas como HD, néh...)



    Então é isso pessoal! Como eu disse no inicio, uma síntese dos tópicos que achei mais relevantes para explicar do que se trata o Tabuleiro Ouija, espero que tenham gostado!
    Como eu sempre digo, por maior que possa ser a dor,  não vale a pena mexer com o outro lado. Na minha opinião bons espíritos estão tranquilos descansando na luz, alguns podem vir nos dar uma mãozinha de vez em quando, mas jamais vão estar rondando para participar de joguinhos, coisa boa não esta aqui vagando na volta dos vivos e sendo oportunista, mas esta é a minha opinião, qual é a de vocês?



Em breve teremos aqui no blog a resenha sobre o  filme "Ouija - O Jogo os espíritos", sera que vale a pena assistir? Confira nesta Sexta-feira aqui, no Aires Café ;)

Um comentário:

  1. Gostei desse post. Achei interessante cada linha escrita. Não sou da Religião Espírita, mas tenho muita simpátia por ela. Eu na minha humilde visão acho que espirítos bons e ruins estão sempre ao nosso redor, o bom está para te ajudar e o ruim está para te atrapalhar, porém precisamos saber que não podemos ignorar esses seres. Eu desde de pequeno vejo vultos em todas as casas que morei, tive amigo imaginário que pra mim nada mais é um espiríto que veio ser bom para mim, mas depois houve um pequeno "problema" e ele teve que ser convidado a sair da minha vida. Então espero ter ajudado comentando seu post.

    Arthur Claro
    http://www.arthur-claro.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...