MENU GUIAS

17 janeiro 2015

Filme - Festa no Céu (The book of Life)

Boa noite! Bem-vindos ao Aires café!!

   Fazia tempo que não aparecia uma animação por aqui não é? Pois hoje venho com mais um filme pelo qual eu não dava nada, e acabou me surpreendendo muito!

Ficha técnica
Gênero: Animação
Direção: Jorge R. Gutierrez
Roteiro: Douglas Langdale, Jorge R. Gutierrez
Elenco: Ana de la Reguera, Anita Briem, Channing Tatum, Christina Applegate, Danny Trejo, Diego Luna, Gabriel Iglesias, Grey DeLisle, Ice Cube, Ron Perlman, Zoe Saldana
Produção: Aaron Berger, Aron Warner, Brad Booker, Carina Schulze, Guillermo del Toro
Montador: Ahren Shaw, Steven Liu
Trilha Sonora: Gustavo Santaolalla











    A unica coisa que detestei no filme inteiro com certeza foi o nome que decidiram colocar na adaptação para o Brasil, besta, besta, besta! E vou dizer os porquês
    - Primeiro que já existe um conto aqui no brasil, muitíssimo conhecido que se chama "Festa no Céu", não sei se a origem dele é brasileira, porém é um clássico por aqui;
    - Segundo  foi a adaptação da adaptação, pois o que aparece no filme é o Festival de La Muerte, um festival mexicano que honra os falecidos, que para se encaixar na nossa cultura foi adaptado para "Festa no Céu".
   Nem todo mundo lê resenhas, sinopses e estas coisas antes de ver os filmes, fora que deste nem apareceu muita propaganda (que eu lembre), quando fui no cinema estava lá o filme e não assisti, porque a primeira vista achei ser uma releitura do conto do folclore, fora que a tradução do original seria "O livro da vida" como é bem claro no poster. Ou seja, nome de bosta este que adaptaram, poderia ter sido mais chamativo, porque realmente, valeu apena olhar!

Sinopse (por Adoro Cinema):
  Um grupo de crianças bagunceiras é encaminhado a uma visita guiada ao museu, como “punição” pelo mau comportamento. Lá, uma guia diferente resolve percorrer um caminho alternativo e os apresenta ao "Livro da Vida", que contém todas as histórias. A mais simbólica delas, baseada nas tradições mexicanas, envolve três mundos. Catrina/ La Muerte é uma adorada deusa ancestral, que governa a Terra dos Lembrados. Ela é ex-mulher de Xibalba, o governante da Terra dos Esquecidos, um trapaceiro. Em uma visita à Terra dos Vivos, eles fazem uma aposta. Se a jovem e bela Maria, filha da maior autoridade da cidade de San Angel, escolher se casar com o emotivo violinista Manolo, Catrina ganha, e Xibalba não poderá mais interferir no Mundo dos Vivos, como gosta de fazer; se o preferido for o valente Joaquim, Xibalba passa a governar, também, o Mundo dos Lembrados.

**P.S.: Pessoal, não fiz a sinopse desta vez porque me empolguei e ia acabar contando de mais, esta sinopse é bem curta, fala o que deve e deixa para vocês descobrirem bem mais no próprio filme.

Trailer:

Opinião Pessoal:

    Adorei este filme! Apesar de ser uma história de amor, é mais que isso, mostra outra cultura de uma forma colorida e alegre, tem magia e aquele clima legal de surpresa. Além disso este filme de certa forma aborda coisas como a importância da família unida e de como é possível fazer as coisas darem certo sendo você mesmo. 
    Eu acredito que 2014 foi o ano de mudar o "rumo das coisas no cinema", de mudar o olhar sobre as histórias e reescreve-las, mesmo que ainda haja muita mesmice, porém acredito que continua faltando um pouco de criatividade (ou espaço quem sabe) para inventar novas histórias e aproveitar outras culturas, também muito ricas, para diversificar o cinema em geral e não somente as animações, e este filme é um bom exemplo de como isso pode ficar muito bom. Além disso, o filme abordou assuntos como a amizade no relacionamento, família e outros assuntos importantes de uma forma muito legal, porém diferente do que a Disney geralmente faz, na linha de filmes como os da Barbie, que cá entre nós já esta ficando chatinho.
    Quanto a parte gráfica do filme, primeiro achei que ia ser meio ruim, porque a historia é contada por dois ângulos, no mundo "normal" e no conto que a moça do Museu passa para as crianças. Bom, a parte normal é normal mesmo, porém a moça do Museu usa bonequinhos de madeira para contar a história do livro, e os personagens ficam como bonequinhos de madeira enquanto esta é contada, mas  ficou muito bom e com o universo que foi criado para eles, tão mágico e bem feito, nem se percebe.
   Cada personagem ficou muito legal e expressivo (como de costume em animações), tudo ficou muito colorido e com um estilo bem peculiar e muito bonito. Entretanto, tenho que ressaltar a aparência dos personagens mortos, principalmente da própria Muerte! Foi feita uma mistura da imagem clássica das Caveiras Mexicanas com personagens 3D e um toque especial nos olhos, adoreeeei isso!
    Bom pessoal, para encerrar a história, a unica coisa que não gostei, além do nome, foi de umas manias de linguagem dos personagens, talvez uma coisinha que outra na história, mas coisas insignificantes. Se não fosse este maldito nome que traduziram eu teria assistido no cinema, que raiva!



Nota:

4,5/5

Fora por algumas minimas coisinhas que me incomodaram, que nem valem apena mencionar, é uma boa gastar seu tempo olhando este filme, com certeza vai te surpreender!!
 Só não esqueça que é uma animação, não foi feito pensando em adultos, mas sim em crianças.





Por hoje é isso, até a próxima!
~Bye, bye



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...