MENU GUIAS

04 outubro 2013

Clube do Terror - Lilith : A lenda do primeiro demônio

Olá pessoal o/

OBS: VÍDEO AO FINAL DO POST :)

Então iniciamos agora a série "Clube do terror", já existia este marcador no blog, mas gora vai virar série \o/. No Clube do terror eu vou contar algumas histórias de terror, curiosidades e falar um pouco sobre mitologia também ^^.
Que fique claro que pretendo fazer algo, mais rápido e simples, não todo rebuscado e com milhares de pesquisas e embasamentos teóricos, as informação contidas aqui são de conhecimento “popular”, por assim dizer.
Bom, nesses assuntos sempre uma coisa leva a outra, então vou tentar postar as coisas em uma ordem que facilite o entendimento, assim achei apropriado começar pela história de “Lilith” o primeiro demônio, porque obviamente vocês já conhecem Lúcifer não éh? Mais tarde faremos considerações sobre ele, talvez.

Lilith, em gravura de John Collier(1892).

Reza a lenda que no sexto dia da criação Deus criou o homem e a mulher a sua imagem e semelhança, porém a mulher por estar no mesmo patamar de criação do homem, não queria se curvar a suas vontades, ficar sob ele ou abrir seu corpo, e esta era Lilith. Então Deus criou Eva de uma costela de Adão, para que como parte dele ela fosse submissa a suas vontades. 
Vão a baixo algumas citações bíblicas, lembrando que há varias interpretações para os textos bíblicos e traduções também, esta é apenas uma delas e não sabemos se não foi criada apenas para confirmar as teses sobre a questão, porém é uma das maneiras que pode ser interpretado:

     “No primeiro capítulo do Livro de Gênesis, versículo 27, está escrito que: "Deus criou o homem à sua imagem e semelhança; criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher." porém no segundo capítulo versículo 18: '"O Senhor Deus disse: "Não é bom que o homem esteja só; vou dar-lhe uma ajuda que lhe seja adequada." e é apenas no versículo 22 do segundo capítulo que Eva é criada: "E da costela que tinha tomado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher, e levou-a para junto do homem.".2
É possível que no primeiro capítulo a mulher criada seja Lilith e levando em consideração o versículo 23: "Disse então o homem: Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada." [carece de fontes] podemos verificar na expressão de Adão"...esta sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne!..." a afirmativa de existência de outra criatura que não era qualificada como mulher e que não se podia se submeter a ele pois era independente, estava no mesmo nível de criação, a mesma altura de Adão. Em algumas traduções o texto"esta sim..." aparece como "agora sim, esta ..." o que não parece ser um erro de tradução mas uma evidência da afirmação na narrativa.” Fonte (Wikipédia)

            E não pessoal, esse post não foi todo copiado da Wikipédia, mas preciso retirar as partes bíblicas de algum lugar e até hoje eu não sei achar nadinha na bíblia =s.
            Sobre o que vou falar agora eu já vi muita coisa por ai na Net, televisão, livros e tudo quanto é coisa, mas parece que ou Lilith se rebelou e saiu do paraíso e Deus como punição a tornou estéril, então Lúcifer foi ao seu encontro e ofereceu que se juntasse a ele, ou Lúcifer fez a proposta, Lilith aceitou e recebeu a infertilidade como punição Divina, assim se tornou o primeiro demônio e mais tarde, com a tutela de Lúcifer foi ao paraíso em forma de serpente tentar a Eva como uma vingança contra Adão...
            Mas contos são contos e sempre haverá milhares de explicações para eles, fiz este post com base no que é mais comum para nós, porém parece também que Lilith aparece em contos de várias religiões, praticamente sempre tratada como um símbolo da rebeldia da mulher contra o homem, e há quem diga que é por isso que o Cristianismo a representa como demônio, da mesma forma que queimou as bruxas, faz para degenerar a imagem das mulheres que se rebelam contra a dominância machista.
            Já ouvi falar também que Lilith era infeliz por não poder gerar crianças, mas podia criar monstros pingando gotas de seu sangue na terra de um jardim que acho que o nome era Edom, mas não sei se este é outro jeito de dizer Eden.. Enfim, das gotas do sangue dela nasciam essas criaturas que também eram tipos de demônios...
            E é isso, meu “Vasto conhecimento” meio que acaba por ai, e reforçando não é tudo criado da minha cabeça, mas nada garante que são fontes seguras, é apenas um relato dos contos da forma que mais é comum a nós, e dessa forma parece até que Deus é injusto e o resto é bonzinho, mas não interpretem dessa forma, lembrem-se que "O caminho do inferno é forrado de boas intenções" e como na nossa vida uma coisa vai levando a outra.

 (Arte de Ruan Medina )
                                             

Vídeo:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...