MENU GUIAS

31 outubro 2016

Festival de Samhaim! "This is halloween!"

   "This is halloween, everybody make a scene
Trick or treat till the neighbors gonna die of fright                     Bem-vindo ao aires café!
It's our town, everybody scream
In this town of halloween ♪♫"

   E hoje vamos falar um pouquinho sobre as origens dos festivais mais legais do ano:




O Festiva de Samhaim:

    Em suas origens o Halloween vem do festival de Samhain (pronuncia-se souen) a mais de 2.000 anos. Este era um festival realizado pelo povo Celta para comemorar o ano novo, a última colheita do ano, assim como o solstício de inverno, quando terra morre para depois renascer.


(Fonte da imagem: Tvaraj)

Lendas e superstições envolvendo o evento:

    Além o mencionado anteriormente, acreditava-se queno dia de Samhain o sídhe (véu de magia) caía e as fadas/demônios/criaturas mágicas e da floresta poderiam ser vistas normalmente pelos seres humanos e assim interagiam. Também acreditava-se que neste dia os espíritos poderiam vagar livres pela terra e visitar seus descentes ou incomodar pelas ruas.
    Aqueles que tinham entes queridos 
deixavam vinho e comida perto da lareira para que seus ancestrais pudessem vir, comer e se aquecer, outros apenas deixavam os mantimentos na porta pra que os espíritos pudessem comer , ir embora e não ficassem para atormentar.
    É daí que vem o costume de se fantasiar, para 
despistar os espíritos e não acabar sendo amaldiçoado ou comido por algum goblin perverso.  
(Fontes dsa imagens: Fantalov e Rubyskyepi)


Quando Samhain virou Halloween?

   Nas minhas pesquisas apenas encontrei algumas menções a época em que a igreja católica tentava unificar a crença mundial para o cristianismo, assim pegaram estes festivais considerados pagãos e modificaram para se adaptar a seus costumes cristãos. Até agora preferi forcar mais no folclore irlandês, porém também nas terras altas da Escócia tem comemorações e crenças parecidas. 
    Ao que parece o festival, visto com maus olhos pois os célticos acreditavam em espíritos e não eram monoteístas (crentes em apenas um Deus), se tornou ALL SAINTS DAY ou ALL HALLOWS (o dia de todos os santos) no século VIII comemorado em 1º de novembro, a noite anterior a este dia se tornou ALL HALLOWS' EVE adaptado para Halloween, ou a noite que antecede o dia de todos os santos, sendo assim 31 de outubro. Dia 2 e novembro seria o ALL SOULS DAY ou SOULING, onde as pessoas faziam Soul Cakes "pães de alma" (tradução não muito boa mas é isso, fazer o que) e rezavam pelas almas daqueles que se foram. 
    Bem, como eu disse, dá a entender que por não ser bem visto este dia foi difamado pela igreja e apelidado de "dia das bruxas", acredito que em referência a "todos os santos", já que não eram cristão e pela bíblia se Deus é a luz tudo que se afasta dele é treva. Em relação a isto só achei especulações mesmo.


(Fonte da imagem:s300.photobucket)

Curiosidades sobre o festival:


                                                                            (Fonte da imagem: Horrorbuzz)


 - O caldeirão:

No festival havia um caldeirão, mas não era de bruxa alguma como nos levaram a pensar, neste caldeirão eram jogadas moedas juntamente com um pedacinho de papel onde estava escrito um desejo. No final do festival estes papeis eram queimados, para que a mensagem chegasse mais rápido aos espíritos como era de costume na época, e as moedas doadas ao necessitados como forma de agradecimento e caridade.

 - O gato preto:

Nesta época pensava-se que uma bruxa poderia se transformar em gato e este teria o pelo negro, por isso as pessoas fugiam do bichinho como o diabo foge da cruz.

- A verdadeira história de Jack Lantern

Dizem que este Jack era um malandro, que estava bebendo em um Haloween quando o Diabo veio buscar sua alma. Ele enganou o tinhosos e viveu por mais alguns anos, porém após sua morte não foi aceito no céu e nem meso no inferno, deixado para vagar pela terra com apenas uma vela para se guiar, ele esculpiu um nabo para fazer uma lanterna e vaga até hoje enchendo o saco das pessoas no halloween. Com o tempo a história foi adaptada e acabou em uma abóbora.

- As velas

Para os povos citados o fogo significa luz e um caminho a seguir, o fogo da vela mostra aos espiritos um caminho a seguir, para guiar-lhes. Por isso também não costumavam se acesas chamas durante enterros, para não acabar atraindo quem não deveriam.

 - Trick or Treat/  Gostosuras ou travessuras (tradução bem tosca ¬¬")

Esta é uma tradição vinda da Europa medieval, originalmente chamada de Guisin onde pessoas jovens e crianças se fantasiavam e saim pedindo mantimentos, doces ou moedas em troca de uma "prenda" seja uma canção, uma piada ou até mesmo poesia. Na América do século XIX imigrantes irlandeses decidiram ressuscitar esta tradição e isso tornou-se o "Doces ou travessuras" que conhecemos hoje. 

- Atualidade:

Hoje em dia o Halloween se tornou um grande negócio, sendo que nos U.S.A movimenta cerca de 6 milhões de dólares ao ano, desde guloseimas a fantasias, e se tornou a segunda maior data comemorativa do ano, ficando atrás apenas do Natal.










Espero que tenham gostado e aprendido um pouco mais sobre o Halloween, visto que é um festival bem legal sem nada de maléfico em suas origens, pelo contrário! Me contem o que achara do post e sua opinião depois do que leram nos comentários !

~Bye





Referências:
http://www.history.com/topics/halloween/history-of-halloween
https://pt.wikipedia.org/wiki/Samhain
https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADdhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...