MENU GUIAS

27 agosto 2015

Game: Alice Madness Returns

Boa noite !!! Sejam Bem-vindos ao Aires Café!

   Confesso a vocês que, apesar de eu gostar de jogos, sou muito chata com meus gostos, então são poucos os games que prendem minha atenção. Nos últimos tempos este é o único que me envolveu o suficiente para zera-lo!



Informações Técnicas
Fabricante: Spicy Horse
Distribuidora: Eletronic arts
Plataformas disponíveis: PS3/ Xbox/ PC
Ano de lançamento: 2011
Gênero: Terror e Suspense/ Rack'n'Slash 
P.S.: Achei o jogo bem pesado, então quem for jogar no PC leia bem os pré-requisitos antes de comprar ;)Chapter #1: Caindo na toca do coelho – A sombria história e objetivos do jogo.
    Então comecemos falando um pouco sobre a história do jogo. Como se pode ver de cara, este jogo foi completamente inspirado na história de Lewis Carroll (Alice no país das maravilhas). Ao contrario do que muitos pensam, não é um jogo que exatamente distorce a historia que conhecemos, apenas utiliza do universo da história como base referencial para criar um universo que oscila entre insanidade, depravação e a verdadeira fantasia. Também é diferente do que se dá a entender antes de jogar, Alice não é apenas uma vil e sanguinária psicopata. Bem, o que se passa é basicamente o seguinte:    A história se passa na era vitoriana. Neste jogo Alice e uma órfã,  perdeu toda sua família em um terrível incêndio e desde então vive em um orfanato em Londres aos cuidados do Dr. Angus Bumby. Este doutor utiliza a hipnose para fazer com que seus pacientes esqueçam o passado, apagando assim as lembranças traumáticas, dizendo ele que esta é a melhor forma de evitar a dor e seguir em frente. No caso de Alice, o médico tenta usar o "País das Maravilhas", com o qual Alice já era fortemente vinculada, como válvula de escape para faze-la esquecer o que passou e junto com isto a dor. Porém sempre que está lá ela sente algo errado, algo asqueroso e fétido que a faz sentir vontade de vomitar.
     Alice sai do orfanato e caba caindo novamente no "País das Maravilhas", que a principio parece normal, mas em seguida se revela apodrecido e sendo aos poucos corrompido. Logo Alice descobre o que está fazendo isso. O trem Infernal. Um trem gigante e grotesco que infecta os lugares por onde passa, deixando um rastro de ruínas. Então Alice entra em uma jornada, neste transformado mundo, para chegar ao Trem Infernal e descobrir como para-lo, salvar wonderland e descobrir/lembrar o que realmente aconteceu! 
    Durante o jogo Alice vai recuperando suas memórias por partes, viajamos entre o País das maravílas e o mundo real, buscando pistas e fazendo descobertas medonhas ao passar de cada fase. Até por fim descobrirmos a grotesca verdade e finalmente o Mundo Real e o  verdadeiro País das maravilhas se fundirem. 
    


Chapter #2:  “Cortem as cabeeeças!” – Jogabilidade
Ai ai, não falo quase nunca sobre jogos então fica meio difícil de me expressar! Mas vamos lá.    Este é exatamente o tipo de jogo que eu gosto,  Rack'n'Slash (como Devil May Cry ou God of War), mas não é apenas isso. Praticamente todas as fazes são dividas entre plataforma, batalhas e alguns puzzles. Os puzzles se tornam mais comuns nas fazes finais. Em alguns aspectos o jogo lembra muito God Of War onde exploramos bastante um único cenário saindo em cada porta e as vezes chegando ao mesmo local. Na minha humilde opinião, este não é um jogo fácil, tem puzzles chatos e o cenário muito bem trabalhado, não foi pensado como uma molezinha. Agora falando sobre as habilidades de Alice, entre elas estão:
-  Pulo normal, duplo pulo e um pulo estendido que pode te dar direito a pular mais uma vez ( tá estranho mas é isso mesmo, muitos pulos), ela também pode entrar no modo Shrink, que é encolher, e este modo revela várias partes escondidas do cenário, como plataformas, passagens e indicações de caminhos, que só poderão ser vista enquanto Shrink estiver ativado . A personagem também dispõe de várias armas legais, que podem ser upadas com a moeda de troca do jogo, que são dentes coletados no cenário. Há também o modo "Histeria" que, após liberado, pode ser ativado quando você esta quase morrendo. Neste modo você não recebe danos e faz ataques mais rápidos, a aparência dela muda drasticamente também.    Vale sitar que os ataques e os combos vão evoluindo conforme a arma é "upada" , ela tem ataques rápidos e uma ótima fluidez de movimento, fora que os gráficos são bem bonitos então os combos se tornam beeem legais.  É possível sentir claramente o aumento da dificuldade com o passar das fazes, acrescentando mais elementos ao cenário, inserindo tempo para completar percursos ou atividades e também os inímigos ficando cada vez mais chatos e resistentes, apesar de que alguns são os mais difíceis do "começo ao final do jogo".
     Em relação a Bugs só sofri um pouco na hora dos pulos, pois as vezes ela se prendia, ou o pulo parecia ir mais ou menos longe do que deveria, muito estranho. Uma coisa que vi as pessoas reclamando é de ela estar bem parada na borda e do nada cair, ou nas bordas as plataforma invisíveis, mas por incrível que pareça isso é porque o jogo é bastante realista. As plataformas ocultas são feitas com algo como giz de cera, assim as bordas são tortas e se a personagem fica parada muito na borda o vendo ou algo vai mexendo e ela cai, mas é normal, inteligente, porém normal. O jogo em seu melhor gráfico tem muito blur, nas cenas de mais ação, horda de inimigos ou quando o cenário esta se espedaçando, e tem muita fumaça vinda de chá quente escorrendo ou dos tiros, assim o jogo fica mega pesado e trava na maioria dos PCs,   Há uma infinidade de puzzles bem chatos, hordas de inimigos e partes do cenário escondidas para se achar, inclusive acho valido sitar que tem alguns puzzples mais longos onde a personagem passa um bom tempo se virando um um cenário 2D. Por fim, apesar de eu curtir tenho que admitir que o jogo é excessivamente longo! O que o torna bastante cansativo, visto que como já disse não achei "mamãozinho com açúcar".P.S.: Há algo sobre os cenários que influencia na jogabilidade , confira no ultimo parágrafo do próximo tópico.
Chapter #3: “Nós somos todos loucos aqui” –  Arte, Gráficos e Efeitos sonoros
    Sou suspeita para falar pois curto o estilo artístico escolhido para o jogo, mas mesmo que não gosta tem que concordar que o negócio ficou ótimo! Vi alguns dizendo que os graficos ficaram ruins, que parece um desenho, mas galera esta é a intenção! Que pareça uma animação sim, mas foi extremante bem trabalhada, com muitos detalhes.   Em relação aos gráficos tenho que ressaltar os cabelos da nossa bela Alice, ele tem um movimento lindo, fio a fio que esvoaça com o vendo e se meche conforme os movimentos dela. A personagem ainda tem várias mudanças de roupa conforme a fase, roupas bonitas e cheias de detalhes que acompanham o clima do jogo. Além de tudo isso temos os cenários, desde embaixo d'água até o céu  e outros ainda de pura destruição, com vários pedaços e fumaça se destruindo e caindo, tudo muito bem esquematizado. No modo shrink se ativa um efeito no cenário que é algo como luz negra, uma boa sacada.   Cada cenário foi projetado para transmitir um sentimento, e cumpriu o que promete. Em alguns lugares a perversão, dor e sofrimento flutuam no ar, em outros o mistério e ainda em alguns a leveza do céu. Cada um dos inimigos foi bem pensado, apesar de alguns terem ficado mais ou menos, tando sua estrutura como as fazes por quais eles passam ao serem atingidos até a morte são bem legais também.   Gostei da trilha sonora, é peculiar e te faz entrar no clima do jogo completando perfeitamente a sintonia trazida pelo restante do cenário.    Mas nem tudo são flores. Falando sobre a arte, acho que ficou MUITO a desejar em alguns dos personagens principais. O chapeleiro achei um desastre, tudo bem que eu adoro o Johnny Depp e ele ficou fantástico como Chapeleiro sendo assim fica difícil de superar, mas apesar de o jogo ter uma pegada sombria poderiam ter caprichado mais, ele ficou quase igual aos inimigos básicos da sua fase! Outro que me irritei foi o coelho branco, o infeliz ficou a cara da lebre de março, novamente  com o contexto do jogo ele deveria mesmo ser uma criaturinha meio asquerosa, mas poderia pelo menos ser branco, com o pelo manchado de sangue sei lá. Por fim e não menos importante o Gato de Chershire, d.e.c.e.p.ç.ã.o! Gato horrível, passa o jogo inteiro só tagarelando e não presta para nada, poderia muito bem ser uma de suas "armas" no jogo, ficaria muitíssimo mais legal. A aparência dele é escrota e sem graça, parece um gato egípcio tatuado e passando fome (com respeito aos gatos egípcios, mas não era assim que imaginava um gato de Chershire),  o público gótico principalmente adorou a cara deste gato, mas eu achei que ele poderia ter pelo, quem sabe olhos que brilhassem coisa e tal. Enfim, dava para ter aproveitado bem mais destes personagens.
    Continuando com a falta de flores, agora em relação aos gráficos. Por causa de vários efeitos de blur, e muita fumaça, tando na destruição do cenário quanto nas batalhas, o jogo acabou ficando muito pesado, trava pra caramba no PC, já vi dar umas travadas até em PCs bem potentes, não sei se é a mesam coisa no console porque não tive a oportunidade de experimentar, mas acredito que para o PC em si fiou meio over, o que torna mais chatinho pra jogar.

P.S.: Estão disponíveis várias skins para roupas e armas em DSL adicional.
Chapter #4: “Qual é a semelhança entre o corvo e a escrivaninha?” Minha opinião :B

   Acho que já foi possível ver bastante da minha opinião no decorrer do post, mas fazendo um resumão agora. é um ótimo jogo, com desde os objetivos, dificuldade das fases até a arte muito bem trabalhados. Gostei do estilo, mesmo tendo que aos poucos vá se descobrindo que há historia é bem forte e tem coisas asquerosas, inclusive o desfecho quando tudo se explica é revoltante, digo as coisas que realmente aconteceram com ela são revoltantes! Com certeza pior do que quem começou a jogar sem ler nada sobre o assunto poderia pensar, mas mesmo isso foi bem colocado na história, dá para perceber os traços da história no cenário e personagens que o compõe.   A referência ao livro "Alice no país das maravilhas" também ficou muito boa, engloba várias partes e personagens da história extremamente próximos dos originais, em especial na aparência, apesar de pegar a deixa do que acontece na história original e modificar para encaixar no contexto do jogo, mas é bom lembrar que é referências e não um jogo sobre o o livro original, como é bem claro, então não há o que criticar neste quesito.   Me apaixonei pelas roupas da personagem e beleza dos cenários, alguns lindos e outros doentios, mas todos muito bem feitos, como mencionei antes, muitas vezes é capaz de se matar a charada do que aconteceu na "vida real" dela pela aparência do cenário, mas as vezes parece só ilustrativo. Gostei muito tamb´m dos movimentos de luta, rápidos e com efeitos bonitos.   Acho que os únicos defeitos do jogo foram o fato de ser pesado pra caramba para PC o que dificulta o acesso para quem não tem console (é chato pra caramba enfrentar inimigos dificeis e ordas todo travado), também acaban sendo um jogo MUITO longo, sério pessoal é longo pra caramba e acab ficando bem cansativo. Mas apesar de qualquer coisa minha maisor reclamação é sobre o mal inaproveitamento de alguns personagens, como citei no tópico anterior, o que me deixou bem triste.


                                                                                         

That's it!          Não tenho muita experiência com este tipo de postagem, mas espero ter conseguido transmitir bem a mensagem! Se gostaram ou acham que poderia melhorar em algo, por favor comentem e ajudem a evoluir este espaço. Caso testar este game também irei adorar saber sua opinião!~ Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...