MENU GUIAS

18 maio 2013

Infância "moderna" e seu fim prematuro - O que é a infância nos dias atuais?

Olá Pessoal o/

  E então, no post de hoje venho falar um pouco sobra a infância...

  Como esta no "About Me" tenho 18 anos, não é muito, eu sei, e mesmo assim trago este assunto exatamente pois fui criança não faz tanto tempo assim, e as mudanças que vejo, principalmente nestes últimos 6 anos, são absolutamente impactantes, pelo menos em relação ao modo como fui educada.
  E também não é querer parecer um "santinha cult" mas realmente, minha infância foi recheada de livros, desenhos animados (sempre adorei animes), ir a escola era uma diversão, eu ainda brincava em riachos e criava histórias em mundos mágicos e encantados e me dava ao trabalho de escrever sobre elas. Mas as coisas foram mudando, o tempo foi passando, fui morar em cidades maiores e percebi a mudança brusca.
Na idade que eu brincava de "Clube do medo" ou de "Guerreiros elfos", as meninas já estavam namorando. Só queriam saber de "curtir a vida", mas o que "curtir a vida" ?
  É normal que com o passar dos anos vão mudando as preferencias, afinal nos crescemos, mas as coisas tem acontecido de forma extremamente prematura. "Curtir a vida" passou a se tornar, beber até cair, passar a noite inteira em festas e voltar para casa só no outro dia, não dar importância a educação, ficar o máximo de pessoas possível...
  Não estou absolutamente condenando que as pessoas saiam para se divertir, mas os exageros passaram a se tornar rotineiros, e aqueles que não podem, ou não querem, fazer parte disso são discriminados, sem contar que essas atividades tem começado cada dia mais cedo, e dado resultados cada vez mais cedo também, uma conhecida minha (citar nomes seria muito anti-ético) de 11 anos, passa a noite fora em festas, a amiguinha dela, de 13 anos, está gravida
  Mas enfim, tudo isso nos remete a uma coisa importante que tem sido esquecida: ESTRUTURAÇÃO FAMILIAR.
  A moda agora é colocar a culpa em pais separados, na exposição dos casais homossexuais, na escola... Desculpas, desculpas, desculpas.
  Em que diz respeito a homossexualidade, se a informação for passada e as pessoas criarem seus filhos como a capacidade de formar a própria opinião, qual será o problema? O que o povo tem é medo ou preguiça de ter que ensinar mais sobre este tipo de assunto? Porque a sexualidade em geral já não é mais tabu nenhum, quem não tem orientação a partir de casa, vai para "rua aprender na prática". Bem, de qualquer forma, para o lado do contra, é inevitável e pronto. Ou ficam culpando, ou aprendem a conviver, aceitando ou não, mas mantendo o respeito, porque de qualquer  forma sem respeito não existe base para convivência em sociedade.
 E, ao falar de separação, se torna obvio que sendo divorciado é mais difícil criar um filho, porém, mesmo as vezes inconscientemente  os pais tem deixado a educação dos filhos em segundo lugar!
" - Passo pouco tempo em casa, então vou deixar passar dessa vez.."
Depois ficam se perguntando
" - Onde foi que eu errei, dei tudo a ele!!"
  Ou se não passam a responsabilidade de educar os próprios filhos, para os professores na escola, isso não é trabalho deles! E o que acontece, as crianças passam a perceber o mundo por si mesmas com pouca ou nenhuma orientação, o que não lhes é ensinado em casa, aprendem na rua.
  E deixo fique claro que ISSO NÃO É UMA GENERALIZAÇÃO, mas temos que admitir que tem acontecido em grande maioria, não?
  É claro que nem tudo é culpa da educação desde criança, mas temos que convir que algo que já não começa bem, não tem como dar um resultado muito bom.
 Para encerrar, se analisarmos a história, os períodos acontecem em ciclos, primeiro rígido, após ascende até o exagero de liberação, então chegamos ao equilíbrio até que comece tudo novamente, ou seja, acredito que as coisas ainda vão piorar antes de melhorar, mas tendem a melhorar, afinal seres humanos são assim, mudança constante..
 E deixo para vocês a pergunta inicial, pois particularmente já não sei como responde-la:
 "O que e a infância nos dias atuas?"


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...